EXCERTOS DA CARTA DE CONDOLÊNCIAS ENVIADA PELO METROPOLITA JOÃO I, PRIMAZ ORTODOXO DE PORTUGAL, ESPANHA E TODO O BRASIL, À SANTA IGREJA PATRIARCAL RUSSA.

O METROPOLITA JOÃO, PRIMAZ DA IGREJA ORTODOXA DE PORTUGAL, ordenou que fosse cantado um Trisagion – em todas as paróquias de cada uma das Dioceses - no fim da Liturgia de Domingo, dia 7 de Dezembro, por Sua Santidade O Patriarca Alexis II de Toda a Rússia.

”Em nome de todo o Santo Sínodo da Igreja Católica Ortodoxa de Portugal, Espanha e Todo o Brasil, enviamos as nossas profundas condolências a Toda a Santa Igreja Patriarcal Russa, neste momento em que Nasceu para os Céus O Patriarca Bem-Amado de Deus, Alexis II.”

“O Seu Nascimento para os Céus é uma ferida profunda não somente para toda a Igreja Patriarcal Russa, para o piedoso povo russo, mas

também para todos os cristãos ortodoxos que tiveram a oportunidade de conhecer e de admirar a Sua sapientíssima Obra Pastoral.

Esta Obra Pastoral e Missão Apostólica, foram realizadas por Sua Santidade O Patriarca Alexis II, ao interior do Santo Patriarcado de Moscovo, precisamente durante os mais significativos momentos do Seu renascimento após décadas de tempos assaz dramáticos e conturbados.”

“Tivemos oportunidade de estar pessoalmente, de ouvir e de partilhar com Sua Santidade O Patriarca Alexis II de Toda a Rússia, momentos jubilosos e – alguns - de grande dor…nuns e noutros, a dimensão do Apóstolo destemido esteve sempre presente;

Nuns e noutros, a Sua Hospitalidade Abraónica foi sempre um porto de acolhimento;

Nuns e noutros a Sua Disponibilidade era um farol luminoso de firme e pronta ajuda;

Nuns e noutros, o Seu conselho sapiente e o seu encorajamento foram alfaias, que ainda hoje, norteiam a nossa acção pastoral em Igreja.”

“Soubemos que ainda ontem o Santo Patriarca Alexis II, Presidiu à celebração Litúrgica da Entrada da Santíssima Virgem Maria no Templo e rejubilamos – neste momento de dor – por sabermos que agora Ele se encontra na presença da Toda Santa, a Theotokos e na presença de Seu Filho, Nosso Senhor Deus e Salvador Jesus Cristo.”

“Bem-Amados Metropolitas, Arcebispos, Bispos, Abades Abadessas, Clero, Monges, Monjas e Santo Povo Cristão Ortodoxo Russos, perante esta incomensurável perda;

Diante do momento em que Vos preparais para a Despedida do Vosso Arquipastor, o Bem-Amado Patriarca Alexis II e, simultaneamente se aproxima a extraordinária e inefável tarefa de eleger o Seu Sucessor, queremos assegurar-vos das nossas orações.

Neste tempo em que partilhamos o Vosso sofrimento profundo e luto nacional, também erguemos as nossas fervorosas súplicas diante de Deus pelo Vosso Pastor, para que Ele possa encontrar a recompensa eterna devida pelo Seu excepcional Serviço Pastoral, que indubitavelmente exerceu, podendo assim, permanecer na Bem-Aventurada Esperança da Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Possa a Sua memória ser imorredoira entre os homens pelo serviço Apostólico que realizou e possa D’ele Deus ter Memória Eterna no Seu Reino.”

METROPOLITA JOÃO DE PORTUGAL.