METROPOLITA JOÃO DE PORTUGAL EMITIU UM COMUNICADO SOBRE O CONFLITO NA OSSÉTIA DO SUL.

DEPARTAMENTO PARA A COMUNICAÇÃO SOCIAL - 22 de Agosto, 2008, Sua Beatitude Metropolita João emitiu a seguinte Declaração, respeitante ao recente conflito militar entre a Rússia e a Geórgia que resultou na trágica disputa bélica na Ossétia do Sul, Cáucaso.

A Igreja Ortodoxa de Portugal, a Sua Hierarquia, Clero, Monges, Monjas e Leigos, têm acompanhado o recente conflito entre a Rússia e a Geórgia com profundo pesar e consternação. A Igreja de Portugal tem mantido fraternas relações com ambas as Igrejas e é extremamente doloroso constatar a guerra desencadeada que assola a Geórgia e a Rússia e o consequente sofrimento daí decorrente não somente para os que estão na zona de conflito directo, como para todos os que – estando na periferia dessas mesmas áreas – vêem morrer os seus filhos e familiares. “

”Oramos para que os Responsáveis políticos ajam de acordo com os princípios inalienáveis de protecção da vida dos seus Povos e lhes ofereçam garantia plena de segurança e bem-estar.”
“A Igreja Ortodoxa de Portugal ora também para que todas as hostilidades terminem e se enverede pelo cessar-fogo imediato em ordem ao completo restabelecimento da Paz.
Oramos para que as Entidades políticas dos Países envolvidos demonstrem perante os seus respectivos Povos e diante do Mundo, o agudizado sentido de responsabilidade que lhes é exigido decorrente das altas Funções que desempenham.
Oramos para que a sanidade e são discernimento habitem os Lideres Políticos da Rússia e da Geórgia no sentido de envidarem todos os esforços em busca de uma resolução pacífica para o conflito que já causou tanto sofrimento a inumeráveis filhos da Geórgia e da Rússia.
Oramos ainda para que esta disputa entre as mencionadas Nações Soberanas não cause maiores danos e irreparáveis malefícios aos seus Povos nem sirva de fermento ou fundamento para perigosas implicações e arbitrárias intromissões na vida íntima de outras Pátrias e Estados do Cáucaso, Europa de Leste e, quem sabe,  no mundo.”

“É Nosso privilégio verificar os contínuos esforços tanto de Sua Santidade o patriarca Alexis II da Rússia, como de Sua Beatitude o Católicos – Patriarca Elias II da Geórgia na recíproca demanda pelo restabelecimento da Paz e das Relações pacíficas entre ambos os Povos Irmãos na Fé.
Oramos para que as diligências e todo o empenho demonstrados pelos Santos Patriarcas da Geórgia e da Rússia possam resultar num inadiável, incontornável e efectivo cessar das hostilidades entre os dois Países em ordem ao fim imediato do conflito e implementação urgente da Paz na região do Cáucaso, com o fim definitivo da violência, intimações e ameaças.”

Sua Beatitude enviou ainda cartas de apoio a Sua Santidade o Patriarca Aleksy da Rússia e a Sua Santidade o Católicos - Patriarca Elias II da Geórgia.
“ A violenta guerra resultante do conflito entre a Rússia e a Geórgia, oferece ao mundo momentos de verdadeiro terror e estupefacção, sendo observada pelos Cristãos Ortodoxos de Portugal, Espanha e Brasil com profundo pesar e preocupação.
Os nossos corações estão dolorosamente tristes e amargurados pela perda da vida – preciosa Dádiva de Deus ao Homem – de tantos Irmãos Russos e Georgianos.
Torno extensiva a Oração da Igreja Ortodoxa de Portugal e o meu amor fraterno pessoal a Vossa Santidade Patriarca Aleksy II e Católicos - Patriarca Elias II pelo exemplo grandioso da Vossa Liderança Espiritual e Primazia no Amor de Cristo, Ensinamentos e Modelos indeléveis para as Sociedades Russa e Georgiana.
Pedimos a Deus possa fecundar os Vossos contínuos esforços em prol da promoção da Paz, São Discernimento e Justo Critério a ser seguido pelos Lideres Políticos de ambos os Países desavindos, Rússia e Geórgia, para que a Esperança possa enraizar de novo e de forma imorredoira, a Paz.”