INCARDINAÇÃO E EXALTAÇÃO AO ARCIPRESTADO DO REV. DO PRESBITÉRO FRANCISCO DE ASSIS FEITOSA

Foi incardinado na nossa Igreja Ortodoxa de Portugal, Espanha e todo o Brasil, sob o Omofórion (ou seja, sob a protecção pastoral) de Sua Beatitude o Senhor Dom João I, o Rev.do Presbítero Francisco de Assis Feitosa – do Brasil – juntamente com as Comunidades Ortodoxas por ele fundadas na região do Centro-Oeste brasileiro, tanto em Brasília, Distrito Federal – onde reside – como noutros Estados adjacentes.

O Rev.do Padre Francisco foi ordenado Presbítero, a 15 de Setembro de 2002, por Sua Eminência Reverendíssima o Senhor Dom Jeremias, Arcebispo de Aspendos, da Igreja Ortodoxa Ucraniana na América, Patriarcado de Constantinopla, com residência e Sé Catedral em Curitiba, Estado do Paraná, Brasil. Procurando encontrar um enquadramento pastoral mais adequado a um trabalho missionário desde a primeira
hora vocacionado muito especialmente para as populações locais, o Rev.do Presbítero Francisco solicitou ao seu Arcebispo, como obriga a tradição canónica Ortodoxa, uma carta demissorial, de forma a poder migrar, com a bênção do Bispo que o ordenou, para uma outra jurisdição Ortodoxa.

Por ocasião da Festa do Santo Mosteiro do Nascimento da Mãe de Deus, a 04 de Setembro, durante a Sagrada Liturgia Pontifical, foi o Rev.do Pe. Francisco exaltado ao Arciprestado por Sua Beatitude o Senhor Dom João I, em reconhecimento pelo seu árduo e profícuo trabalho pastoral, desempenhado em condições tantas vezes adversas e junto a populações carenciadas, tanto material como espiritualmente.

O Rev.mo Arcipreste Francisco trabalhará sob obediência canónica directa ao Metropolita de Lisboa, que, em tempo oportuno, juntamente com o Santo Sínodo dos Bispos, delimitará e definirá a sua jurisdição territorial e atribuições pastorais no Brasil em representação do Metropolita, para além das que decorrem ordinariamente do múnus de Reitor das suas Paróquias.

Ao novo Arcipreste desejamos muitos anos de vida e um trabalho pastoral coroado de bênçãos, na obediência e fidelidade estritas ao seu Metropolita e numa disponibilidade absoluta para servir o rebanho que lhe está confiado. Ao nosso Clero e Fiéis pedimos as suas santas orações pelo seu irmão em Cristo, possa o Senhor fortalecê- lo pela Sua Graça para o cumprimento da estrénua missão que lhe está acometida.